Diluição dos Óleos

 

 


Por que diluir os óleos essenciais?

 

1 - SEGURANÇA

Os óleos essenciais são extremamente concentrados. Uma única gota às vezes equivale a todo óleo essencial contido em quilos e quilos da planta. Dilui-los evita queimaduras, irritações, alergias e sensibilização. Até mesmo alguns óleos essenciais, como os de Lavanda e o de Melaleuca (Tea Tree), que tradicionalmente são considerados óleos seguros e que poderiam ser usados puros, podem causar alergia em alguns indivíduos mais sensíveis (bebês, idosos, gestantes, etc.). Estes óleos só devem ser usados puros em casos bastante específicos e em regiões pontuais (o Melaleuca, por exemplo, pode ser usado puro sobre a lâminca ungueal para tratar micose de unha).

 

2 - EVITAR DESPERDÍCIO

Os óleos essenciais são substâncias preciosas da natureza e com alto custo de extração. Usá-los sem diluição é um desperdício do ponto-de-vista financeiro e ecológico.

 

3 - MELHORAR A ABSORÇÃO

(a) A diluição em meio gorduroso (óleo vegetal ou creme neutro) potencializa a absorção dos OEs pelos lipídeos do nosso corpo, permitindo que penetrem a membrana celular da pele, chegando à corrente sanguínea rapidamente.

(b) Ao diluir os OEs em meio gorduroso também conseguimos desacelerar o ritmo de evaporação deles, permitindo que eles fiquem mais tempo em contato com a pele, e, consequentemente, melhorando a absorção

 

4 - SINERGIA

Os óleos vegetais e o creme neutro ajudam a manter a pele hidratada e íntegra, além de fornecer nutrientes para ela, fazendo uma sinergia com os óleos essenciais devido às suas propriedades terapêuticas individuais.

 

5 - PORQUE PODEMOS!

Não teria sentido diluir um óleo essencial se o efeito dele diluído não fosse potente o suficiente. Mas a boa notícia é que podemos! Eles são poderosos e mesmo diluídos são extremamente eficientes se usados adequadamente.


 

No que podemos diluir os óleos essenciais?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que:

os óleos essenciais não se diluem em água

Em água, os óleos essenciais meramente se disperam, mas não se diluem. Isso significa que se você pingar OE num copo d'água, por mais que você agite e tenha a impressão de que o óleo está se diluindo, ele não está. Esse óleo está apenas disperso em pequenas gotículas, e na prática entrará em contato direto com a pele, puro, podendo causar alergias e irritações.

Os meios mais adequadas para diluição dos OEs são os meios gordurosos, por exemplo os óleos vegetais (óleos carreadores), pomadas (mistura de óleo vegetal e cera vegetal) e creme neutro (emulsão de óleo vegetal com água). Aqui na SERENO você encontra óleos vegetais que você pode usar puros ou para fazer sua própria pomada, e também um creme base neutro vegano, que não contém nem petrolatos, nem BHT, nem perfume, e que você pode usar como base para criar suas próprias formulações.

 

Qual deve ser a proporção de diluição?

Não existe uma proporção padrão. O percentual de diluição vai variar conforme:

  • O óleo essencial: alguns são mais fortes ou dermocáusticos que outros. Nessa caso, o percentual de diluição deles tem que sempre ser menor (quanto menor o percentual, mais diluído ele está). Alguns exemplos são: canela, cravo, orégano, capim-limão (lemongrass)

  • O paciente: bebês, crianças, idosos, gestantes e pessoas com a pele senível devem usar sempre o menor percentual de diluição possível adequado para a finalidade que visam

  • A região do corpo: como o rosto e as mucosas são regiões mais sensíveis, preparações para essas regiões requerem uma diluição maior (ou seja, um percentual de diluição menor)

 

Via de regra, usa-se as diluições recomendadas a seguir:

Aplicação facial: 0,2 até 1,5%

Massagem Corporal: 1,5 até 3%

Produtos para banho: 1% até 4%

Problemas específicos: 4 até 10%

Dor e feridas: 5 até 20%

 

Como você pode ver, a variação é grande. Por isso, indicamos sempre consultar um(a) aromaterapeuta ou outro profissional de saúde qualificado.

 

Como calcular a quantidade de gotas que devo diluir?

Tecnicamente, não deveríamos fazer o cálculo de diluição baseado em gotas (explicamos o motivo num artigo no nosso blog). Porém, como sabemos que é forma mais prática de fazê-lo, seguem as recomendações:

Apesar das diferenças de densidade entre os óleos e entre as safras, pode-se dizer que em média:

1ml = 20 gotas

 

Usando uma regra de três, conseguimos então calcular quantas gotas usar para cada diluição:

Imaginando que eu queira usar uma diluição de 2,5% de óleo essencial (OE) em 50ml de base (veículo de diluição, com um óleo vegetal ou creme neutro):

50ml = 100%

x ml = 2,5%

 

Portanto:

x ml = (2,5% * 50ml) / 100%

x ml = 125%ml / 100%

x ml = 1,25 ml

 

Sabendo que, em média, 1ml = 20 gotas, fazemos outra regrinha de três:

20 gotas = 1ml

x gotas = 1,25 ml

x gotas = (1,25ml * 20 gotas) / 1ml

x gotas = 25mlgotas / 1ml

x gotas = 25 gotas

 

Quando o valor das gotas for um valor decimal, pode-se arredondar para cima ou baixo. Por precaução, alguns preferem arredondar para baixo, especialmente com óleos essenciais mais fortes, pacientes mais sensíveis, ou quando a quantidade de base/veículo for pouca. Na tabela a seguir, optamos por arredondar para baixo:

              

 

Quando a base for um creme, medido em gramas, usamos a mesma tabela pois os cremes costumam ser constituídos principalmente de água, o que nos permite, de forma geral, imaginar que 1ml = 1g.


 

As informações constantes neste material são de caráter meramente informativo e não têm a intenção de substituir cuidados médicos apropriados, diagnósticos ou prescrições. Cada óleo essencial tem sua faixa de diluição considerada segura. Consulte sempre seu médico, aromaterapeuta ou outro profissional de saúde qualificado. A SERENO Aromaterapia não se responsabiliza pelo mau uso de seus produtos e tampouco pelos comentários de terceiros.

Sobre a loja

_________________________________ A SERENO Aromaterapia traz para você o melhor em óleos essenciais, óleos vegetais, hidrolatos, argilas e difusores para que você possa cuidar da sua saúde e beleza de forma mais natural e com muito mais autonomia e criatividade

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

SERENO AROMATERAPIA - CNPJ: 17.080.107/0001-90 © Todos os direitos reservados. 2022